• PA Pediátrico é de | PA Adulto é de
  • Laboratório de Análises Clínicas | Covid-19 - Hospital Nossa Senhora da Graça

    Laboratório de Análises Clínicas | Covid-19

    Conheça a unidade exclusiva para realização de testes da COVID-19

    Saiba mais
    Serviço de Robótica do HNSG - Hospital Nossa Senhora da Graça

    Serviço de Robótica do HNSG

    Conheça o serviço de robótica do HNSG

    Clique e Conheça

    Para acelerar o metabolismo.

    Nutricionista do HNSG fala sobre o uso de alimentos termogênicos e a sua função no organismo.

    Conhecidos por serem saudáveis e benéficos, os alimentos termogênicos são um grande aliado de quem deseja emagrecer. “Eles são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo, acelerar a digestão e o processo metabólico” explica a nutricionista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Isadora Nogueira Pasqual.

    Como o próprio nome diz, isso acontece porque os termogênicos possuem em sua composição substâncias capazes de elevar a temperatura do organismo, que quando ingeridos fazem com que o metabolismo fique acelerado, já que precisa trabalhar mais para manter a temperatura do corpo próxima do ideal.

    Mas a nutricionista destaca que os benefícios são obtidos quando conciliados a hábitos saudáveis de vida. “Esses alimentos auxiliam no emagrecimento quando consumidos dentro de uma rotina saudável, com atividade física e dieta, indicado individualmente pelo nutricionista”, comenta.

    Entre os mais consumidos estão a canela, gengibre, pimenta vermelha, chá verde e o chá de hibisco. “O ideal é que esses alimentos sejam consumidos de forma natural, junto com as preparações como é o caso do gengibre, pimenta, ou de forma isolada, como o caso do chá verde”, diz Isadora.

    Porém não são todas as pessoas que podem consumi-los, é importante ficar atento as restrições. “Crianças, gestantes, cardiopatas, hipertensos, com hipertireoidismo, pessoas com problemas intestinais, alergias alimentares, além de outras doenças associadas, não devem consumir os alimentos termogênicos, pois eles podem causar aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia e taquicardia”, ressalta.

    Voltar