• PA Pediátrico é de | PA Adulto é de
  • Laboratório de Análises Clínicas | Covid-19 - Hospital Nossa Senhora da Graça

    Laboratório de Análises Clínicas | Covid-19

    Conheça a unidade exclusiva para realização de testes da COVID-19

    Saiba mais
    Serviço de Robótica do HNSG - Hospital Nossa Senhora da Graça

    Serviço de Robótica do HNSG

    Conheça o serviço de robótica do HNSG

    Clique e Conheça

    Aprecie com moderação

    Nutricionista do HNSG ensina receita de pizza saudável.

    Muitas pessoas acreditam que a pizza é considerada vilã para a saúde ou para quem deseja emagrecer. A nutricionista do HNSG, Rosangela Teodorovicz diz que o segredo está em saber fazer as melhores escolhas entre os diferentes tipos de pizza e consumir a quantia adequada. “Vale lembrar que uma fatia de pizza tem 250 a 300 calorias, por isso a regra é moderar na quantidade a ser consumida”, orienta.

    Segundo a nutricionista, a massa integral é a opção mais saudável. “O ideal também é optar por massas mais finas, pois são menos calóricas”, diz Rosangela. Ao escolher o sabor, a dica é optar por sabores com ingredientes orgânicos no preparo, como berinjela, tomate, abobrinha, pimentão, escarola, rúcula, entre outros, são as mais saudáveis. “Mas deve-se ter cuidado para não extrapolar na quantidade de fatias”, diz Rosangela. Por isso é sempre melhor optar por pizzarias que servem a la carte do que o rodízio.

    Benefícios

    Alguns ingredientes utilizados na preparação da pizza possuem nutrientes que fazem bem para a saúde. O tomate, por exemplo, muito utilizado nos molhos, é rico em vitamina A e C. Já o queijo, que não pode faltar na receita, apesar de possuir alto teor de gordura saturada e colesterol, pode trazer benefícios para a saúde. “É rico em proteínas e minerais, como cálcio, fósforo, vitaminas lipossolúveis A e D e Ômega 6, o qual segundo estudos tem sido relacionado a atividade anti-carcinogênica”, explica a nutricionista.

    Os temperos não ficam de fora. Além de realçar o sabor dos alimentos, também possuem propriedades benéficas. “A cebola é rica em quercitina, nutriente importante que estimula a circulação sanguínea e o alho possui alicina que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico”, destaca a nutricionista.
    Confira a receita de pizza indicada pela nutricionista:

    Massa para Pizza integral:

    1 ½ xícara farinha de trigo integral
    1 ½ xícara farinha de trigo
    10 g fermento biológico seco
    6 colheres de sopa de azeite de oliva
    1 colher de café de sal
    1 xícara de leite morno ( se a massa ficar muito seca pode adicionar um pouco mais)

    Modo de Preparo:

    Misture todos os ingredientes e sove a massa até que fique lisa. Deixe crescer por mais ou menos 1 hora, ou até que dobre de volume, em local seco e sem corrente de ar. Após modele as massas com as mãos já sobre a forma de pizza untada com óleo, até cobrir toda a forma, procure deixar a massa fina.

    Cobertura:

    Fazer uma mistura de queijo muçarela light ralado com ricota, tomate fresco picado, orégano, algumas folhinhas de manjericão fresco e um fio de azeite de oliva. Colocar uma camada de molho de tomate sobre a massa e esta mistura por cima. Levar ao forno pré aquecido até o queijo derreter e ficar levemente dourado.

    Voltar